Esportes


 Enviar matéria por e-mail

Arábia Saudita levará duas atletas aos Jogos de Londres

Tamanho da Fonte      Agência Estado 12/07/2012 às 09:20

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta quinta-feira que a Arábia Saudita vai enviar duas mulheres aos Jogos de Londres. A inclusão de duas atletas na delegação do país ultraconservador muçulmano é inédita, já que a sua equipe foi formada exclusivamente por homens nas outras edições da Olimpíada.

A decisão da Arábia Saudita, anunciada pelo COI, significa que todos os países que vão competir em Londres terão participantes mulheres, o que é inédito na história olímpica. As mulheres do país que vão competir são a judoca Wodjan Ali Seraj Abdulrahim e a corredora de 800 metros Sarah Attar.

As duas atletas foram convidadas pelo COI para a Olimpíada de Londres. "Esta é uma notícia muito positiva e teremos o maior prazer em receber estas duas", disse Jacques Rogge, presidente do COI, em um comunicado oficial.

Anteriormente, Catar e Brunei, outros dois países que nunca enviaram atletas do sexo feminino para os Jogos, também incluíram mulheres em suas equipes para a Olimpíada de Londres. "Com as atletas da Arábia Saudita se juntando às companheiras do Catar e Brunei, isso significa que todos os comitês olímpicos nacionais enviarão mulheres para os Jogos Olímpicos", disse Rogge.

A Arábia Saudita esteve sob pressão do COI e grupos de direitos humanos para incluir mulheres na sua delegação, com o comitê negociando por meses com os sauditas para garantir a participação feminina.

"O COI vem trabalhando em estreita colaboração com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita e estou satisfeito em ver que o nosso diálogo contínuo deu resultado," disse Rogge. "O COI tem se esforçado para garantir um maior equilíbrio entre os sexos nos Jogos Olímpicos, e as notícia de hoje pode ser vista como uma evolução encorajadora".

No total, cerca de 10.500 atletas devem competir em Londres, representando mais de 200 países. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos será realizada no dia 27 de julho.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: