Brasília


 Enviar matéria por e-mail

Projeto Risadinha: ação pelo riso e saúde nos hospitais públicos

Tamanho da Fonte      Redação Mais Comunidade 29/06/2012 às 12:32

O ‘Projeto Risadinha - ação pelo riso e pela saúde!’ foi criado em 2000. Consiste em ações artísticas de palhaços profissionais em hospitais públicos do Distrito Federal. Atualmente, patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura - FAC/SCDF, atende os Hospitais Regionais da Asa Norte (HRAN) e do Gama (HRG), às quintas e sextas feiras.

Em duplas, os palhaços se apresentam nos quartos e corredores, despertando bom humor por meio do encantamento, paródia, música, poesia, cenas e improvisos. As apresentações são gratuitas. Com esmero e qualidade artística, respeitam as rotinas hospitalares: não dão doces às crianças convalescentes; higienizam as mãos prevenindo infecções; evitam abordagens constrangedoras ou que atrapalhem os procedimentos médicos; etc.

 

[legenda=A equipe do Projeto Risadinha]


As visitas do ‘Projeto Risadinha - ação pelo riso e pela Saúde!’ são decisivas na recuperação da saúde. A maioria dos pacientes pertence a famílias de baixa renda, pouco recebe visitas e o índice de depressão é elevado, dificultando ainda mais a cura. Muitos têm contato, pela primeira, com ‘a arte do palhaço’.

Grupo Risadinha
O grupo recebeu cuidadoso treinamento da arte do palhaço e de música, para aprimorar técnicas do riso, qualificando a atuação no ambiente hospitalar. Tem formação superior em artes cênicas pela UnB. Tiveram aulas com mestres palhaços nacionais e internacionais, constituindo a 1ª turma do projeto Palhaços em Rede, do Distrito Federal. Participou do I Encontro de Palhaços de Hospitais promovido pelos Doutores da Alegria.


Ficha Técnica
Gestão e Produção Executiva: Alessandra Vieira;

Coordenação Geral: Hugo Leonardo;

Palhaços: Alessandra Vieira, Ana Luíza BellaCosta, Elisa Carneiro, Gustavo Reinecken, Guilherme Carvalho, Hugo Leonardo, Juliana Meneses e Ludmilla Valejo;

Palhaços Estagiários: Lucas Ferrari e Maria Tavares;

Direção Artística: Ana Flávia Garcia;

Direção Musical: Lucas Ferrari;

Assistente de Produção: Camila Modtkowski;

Assessoria de Comunicação: Élton Skartazini;

Web Designer: Edward Monteiro;

Programação Visual: Gabriel Marx;

Fotos: Thiago Sabino;

Registro Áudio Visual: Equipe Me Ver.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: