Brasília


 Enviar matéria por e-mail

Operação lacra 12 ônibus na manhã de hoje

Veículos com problemas elétrico e pneus carecas receberam ainda multas do DFTrans

Tamanho da Fonte    
Nelson Araújo naraujo@jornalcoletivo.com.br
 Redação Mais Comunidade 05/10/2011 às 14:07


Doze ônibus foram lacrados na manhã de hoje em Sobradinho, durante o primeiro dia de vistorias da Operação São Pedro, promovida pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) neste mês. A iniciativa que busca evitar que ônibus com pneus carecas, falta de iluminação e problemas elétrico circulem no DF durante o período de chuva. Quatorze veículos passaram pela vistoria e as empresas responsáveis multadas. Os fiscais do DFTrans alegam que muitos deles já passaram da data de validade de manutenção e revisão.

Foram lacrados ônibus do Grupo Amaral, da linha Rápido Brasília e Viva Brasília, responsáveis pelo transporte urbano em mais de 20 regiões do DF. De acordo com o coordenador da operação, Alexandre Carvalho, falhas operacionais e estruturais foram os problemas evidentes. “Entre os veículos, dez deles possuíam pneus carecas, fator inadequado para rodar nas ruas em períodos chuvosos. Muitos deles também apresentavam problemas elétricos e falhas de iluminação, tanto nos faróis como dentro do próprio ônibus”, explica.

Segundo Carvalho, as empresas não estão investindo como deveriam na manutenção dos ônibus. “Os responsáveis não realizam manutenções periódicas. Este ano esperamos um maior número de veículos lacrados e multados em comparação ao mesmo período do ano anterior, uma vez que boa parte da frota envelheceu ou passou da garantia. Enquanto isso, faremos a fiscalização em todas as garagens e terminais do DF até o final de outubro”, conclui o coordenador.

Orientações – No primeiro dia da vistoria, foi lembrado que caso a empresa possua um serviço de manutenção na garagem, o problema pode ser solucionado rapidamente e, de imediato, o veículo pode ser liberado.  Em análises minuciosas, o DFTrans informa que em, no mínimo, três dias os ônibus voltam a circular.  A demora em retornar às ruas prejudica a locomoção da população. Os fiscais da autarquia informaram, ainda, que os veículos podem ser apreendidos quantas vezes necessárias até que haja a real regularização.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: