Brasil


 Enviar matéria por e-mail

Não use colírios sem prescrição médica

O uso de colírio aumenta nessa época, como uma forma de aliviar os sintomas

Tamanho da Fonte     Christiana Ribeiro  Imagem Corporativa 07/03/2014 às 15:00

O uso indevido desses medicamentos pode causar efeitos colaterais, como aumento da pressão intraocular, prejudicando a saúde dos olhos.

 

Com os exageros no Carnaval os olhos tendem a sofrer algumas irritações e ficar vermelhos. Para muitas pessoas, os colírios são a resolução desses problemas. Porém, a médica Gláucia Lopes de Matos, do Visão Institutos Oftalmológicos, alerta que o uso indevido deste medicamento pode causar danos à saúde ocular.

 

“O grande risco é o efeito maquiador do problema. O colírio ameniza os sintomas momentaneamente, contudo, muitas vezes não resolve a situação. Pelo contrário, o uso de produtos químicos durante muito tempo pode causar graves efeitos colaterais, como o aumento da pressão intraocular, a piora do ressecamento dos olhos, a aceleração do surgimento da catarata e do glaucoma”, enfatiza a médica.

 

Dra. Gláucia Lopes de Matos comenta que outra grande questão é a compra de colírios destinados a finalidades equivocadas. “Estes medicamentos são divididos de acordo com a função. Têm colírios lubrificantes, clareadores, antibióticos e corticoides. Por isso, não se deve compra-los sem prescrição médica, pois podem indicar um produto com uma função errada para o seu problema”, alerta.

 

A médica acrescenta que somente um oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. “Não é aconselhável pingar nenhum produto no olho sem antes procurar um médico. Muitas vezes, as pessoas acham que é uma simples irritação, mas quando avaliado adequadamente pode ser um problema muito maior”, finaliza.


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: