Brasil


 Enviar matéria por e-mail

Brasil avança com solução e identidade própria, vê Dilma

Tamanho da Fonte      Agência Estado 20/06/2012 às 17:43

Durante seu discurso oficial na Rio+20, a presidente Dilma Rousseff afirmou que, embora algumas medidas de proteção ambiental sejam difíceis do ponto de vista político, é preciso "ambição" neste encontro. "A tarefa da Rio+20 é desencadear um movimento de ideias e processos para enfrentarmos dias difíceis que vivem ampla parte da humanidade. O custo da inação será maior que o das medidas necessárias, por mais que sejam politicamente trabalhosas."

Segundo ela, o Brasil avança na questão ambiental com "soluções e identidade própria". Além disso, na avaliação dela, existe união entre países da América Latina e América do Sul que representa uma união "física, social, cultural e de preservação ambiental".

Segundo Dilma, o documento assinado pelas nações é resultado de grande esforço de conciliação e representa a decisão de não retroceder nos compromissos assumidos em 1992 e, ao mesmo tempo, construir avanços importantes.

Como destaque, Dilma mencionou a introdução da erradicação da pobreza no mundo como desafio maior das nações, a inclusão do tema da desigualdade racial e da não discriminação, além de objetivos de desenvolvimento sustentável e maior participação da sociedade civil nos âmbitos decisórios sobre o meio ambiente.

Ela citou ainda a criação de um fórum de alto nível nas Nações Unidas para acompanhar a implementação desses objetivos de desenvolvimento sustentável, além de um programa de dez anos para promoção de padrões sustentáveis. "Fortalecemos o programa das Nações Unidas para o meio ambiente, que sai da Rio+20 dotado de melhores condições para exercer sua ambição."


Classificação Atual       ( 0 ) Dê a sua classificação: